Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A realidade dos números – Abstenção 63,04%

Analisando os números destas Eleições Europeias, por um outro prisma, isto é, tratando os números dos abstencionistas e dos votantes do mesmo modo, teríamos um resultado bastante diferente:
Assim é que está bem (ver os comentários ao post para saber o porquê da alteração):

Olhando para o quadro, e porque os números não mentem, quando os governantes falam em maiorias e em vitórias, acho-lhes muita graça.

Como a realidade é outra, eis os números que valem e que ficam para a história:
PSD – 31,70% - 8 deputados; PS – 26,58% - 7 deputados; BE – 10,73% - 3 deputados; PCP – 10,66% - 2 deputados; e CDS – 8.37% - 2 deputados.

5 comentários:

antonio miguel curto disse...

Ora ai estao umas contas verdadeiramente bem feitas!
Mas a realidade dos factos, é que a matematica não é uma ciencia exacta, ou melhor, permite tratar dos numeros de diversas formas e formulas...

Cesar Salgueiro disse...

O abstencionismo em metade foi,um voto contra o Governo,A vitória que o PSD canta,é uma vitória em qualquer lado,menos em Portugal,com estes valores,não governaria 6 mêses,se para isso fosse,os numeros em Portugal,para todos os sentidos, têm outro valor, que nada tem a ver com matmática.Transformamos a matmática em geometria, e depois ficamos a olhar...

Paulo Sacramento disse...

Olá João.

Experimentei fazer as contas à mão e os resultados que obtenho são diferentes, ainda mais penalizadores para os partidos e mais a favor da abstenção.

Pelas minhas contas ficaria:

Abstenção - 16 deputados
PSD - 2 deputados
PS - 2 deputados
BE - 1 deputado
PCP - 1 deputado

Cumprimentos,

Paulo

João Silva disse...

Que contas fizeste, Paulo?

Tens que utilizar o método de Hondt!

Se o utilizares com o número de inscritos, em vez do número de votantes como mandam as regras, os valores têm que ser iguais aos meus.

João Silva disse...

Paulo, depois de te responder olhei para o bloco onde tinha as contas, também feitas meio à mão, meio a máquina de calcular, e afinal havia aqui um grande GATO.

Tens toda a razão, os valores que calculaste é que estão certos.

Já está rectificado! Obrigado pelo reparo!