Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os mais corruptos…

Portugal está pior no 'ranking' da corrupção
A Transparency International revelou hoje o seu ‘ranking' anual (consulte aqui) sobre a percepção da corrupção e Portugal ocupa o 35º lugar entre os 180 países analisados.

Em primeiro lugar, e com o estatuto de país menos corrupto do mundo, está a Nova Zelândia. No extremo oposto aparece a Somália e o Afeganistão.

Desta vez, não há qualquer referência específica para o que terá estado na origem desta queda. O ano passado, a organização internacional explicava a descida do 28º para o 32º lugar com a "atenção pública" dada a "investigações proeminentes do desporto", como o processo Apito Dourado, e com a investigação da doação ilícita da Somague ao PSD.
Diário Económico On-line, 2009-11-17

2 comentários:

Cesar Salgueiro disse...

A medida que eles utilizam tem como base 1,1 e o topo 9,4, É interessante analisar-mos os gráficos possíveis, dentro vários pontos de vista como regionais e culturais. Os pontos mais altos são dos países nórdicos, não é novidade nenhuma, são países com outras escolas. A media dos países da CEE , anda dentro da nossa média um pouco a baixo dos 6 ,da nossa zona europeia , apenas a Itália está pior duque nós com 4,3, e nós com 5,8. Se formos por outras questões, os latinos penso que há apenas 3, estão melhores duque nós , as estatísticas eu gosto de as ver e não apenas ver os titulos.

Isto não é fazer a apologia da corrupção, ela é o pior das doenças que molesta a raça humana, mas é um problema mundial, não nacional.

Ladrao de Jeropiga disse...

Os problemas, sejam eles quais forem, existem em qualquer lado. O pior é a escala e a proporção que eles atingem em determinados países ou regiões.