Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O país está a saque...

Falhas de controlo das entidades públicas abrem porta à corrupção
A Falta de verificação dos trabalhos a mais nas empreitadas. Ausência de verificação dos termos em que os contratos públicos são celebrados. Falta de controlo sobre conflitos de interesses e favoritismos. Ausência de sensibilização dos funcionários públicos para a intolerância face a casos de corrupção. São algumas das falhas detectadas pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) na actuação dos organismos públicos. E representam “riscos elevados de corrupção”.

As conclusões surgem no relatório-síntese do questionário sobre avaliação da gestão de riscos de corrupção e infracções conexas, a que responderam cerca de 700 serviços e organismos da administração pública, central, regional e local, incluindo o sector empresarial local. E embora não sejam feitas considerações qualitativas sobre as falhas detectadas, o seu reconhecimento levou o CPC a deliberar no sentido de serem feitos planos de gestão de riscos de corrupção por todas as estruturas públicas que mexam em valores (ver caixa).
Público online, 2009-07-17

Fala-se, comenta-se e aponta-se, mas o certo é que todos os corruptos “mores” deste país (que nós bem conhecemos), não são presos, gozam de uma impunidade total.
A corrupção está instalada neste país e ninguém mexe uma palha! É bastante preocupante!

Sem comentários: