Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009

Morreu Palma Inácio

Morreu hoje, aos 87 anos, Palma Inácio, figura política da resistência ao regime salazarista. Hermínio da Palma Inácio tornou-se conhecido por protagonizar o primeiro desvio político de um avião, 10 de Novembro de 1961, por ter participado no assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, de onde levou cerca de 30 mil contos - uma fortuna para a época - e ainda por ter planeado tomar a Covilhã.

Nascido na vila de Ferragudo, em 1922, numa família de ferroviários, passou a juventude em Tunes, concelho de Silves. Politicamente activo desde muito novo, a sua figura de revolucionário inspirou o grupo de operacionais que viria a formar a LUAR, formação de cariz revolucionário que lutou contra o anterior regime até ao 25 de Abril.
Público online, 2009-07-14

Recordo-me perfeitamente dessa tarde de Maio de 1967, não como se fosse hoje, mas como tivessem passado apenas meia dúzia de anos.

Nesse dia, estava a jogar à lerpa (jogo de cartas) em casa do meu amigo Tó Cavaco, com os viciados do costume – Rogério (ver blogue), Zé Vidal, Grilo, Romão, Aristides, etc., quando já para o final da tarde, entra o pai do Tó e nos diz: -Assaltaram o Banco de Portugal e levaram 28.000 contos (uma fortuna para aquela época).

Acabou por ser um final de dia diferente para nós e para todos figueirenses… naquele tempo uma coisa destas dava conversa para um mês ou mais. É preciso ver que não havia Internet, nem telemóveis, e televisão apenas um canal a preto e branco.

Tinha então dezasseis anitos… bons tempos… como o tempo voaaaaaa!!!

2 comentários:

Rogério Neves disse...

Não vale a pena acrescentar nada. Também eu me lembro das palavras do pai do Tó Cavaco "Deixem-se ficar aí que é perigoso andar pela rua pois assaltaram o Banco de Portugal" numa tarde como tantas outras em que nos entretíamos a jogar à Lerpa.
Caro João passaram 42 anos, como o tempo tem voado.
Abraço
Rogério Neves

André Costa disse...

Como é possível que este homem, um revolucionário e verdadeiro socialista, estar misturado com o mentiroso do Sócrates que faz uma política igualzinha ao PSD.