Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Já está na estrada o “Tour de France 2009”

Começou no sábado, no Mónaco, a 96ª edição da Volta à França, com 180 ciclistas em representação de 20 equipas, para disputarem 21 etapas. A prova termina no próximo dia 26 em Paris Champs-Élysées.

Quero desde já, saudar a participação dos dois portugueses, Rui Costa e Sérgio Paulinho, e fico na expectativa para ver o que vai fazer o veterano Lance Armstrong.

Porque sou um grande apreciador de ciclismo, faço sempre o possível para não falhar uma etapa desta espectacular prova, especialmente quando se trata de alta montanha.

Comecei a interessar-me por esta modalidade nos tempos do Alves Barbosa e do Ribeiro da Silva, quando tinha apenas 8 ou 9 anos de idade, e um pouco mais tarde, a gostar de verdade, aquando das excelentes exibições do glorioso Joaquim Agostinho, no tour, vuelta e por cá. Cheguei mesmo, nos anos setenta, oitenta, a deslocar-me à Serra da Estrela e outros locais, para ver a subida para a Torre e algumas etapas de contra-relógio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bons tempos amigo João. Eu não era assim tão radical mas que gostava do ciclismo e do Alves Barbosa que era a coquelux da volta dos campeões na Figueira, lá isso gostava!...
Zéfoz

João Silva disse...

É verdade, a Volta dos Campeões, disputada da parte da tarde, e as Libras em Ouro, prova por eliminação e disputada da parte da manhã.
Essas duas provas eram sempre disputadas num domingo de Setembro, num circuito entre a Avenida Saraiva de Carvalho e a Rua Fernandes Tomás.

Um abraço

Maria Couto disse...

apesar da minha ainda tenra idade, e por esse facto não conhecer esses ciclistas, sou um admirador do tour. Desde os meus 10 anos que passava as minhas férias de verão a assistir! vi grandes nomes como Indurain, Riis, Pantani e aquele que podia ter sido o melhor de sempre o jan Ulrich..depois o Armstrong imperou.
Fico triste por passar em canal fechado, mas é normal que os programas de alto nivel da programação portuguesa tenham maior share!
Um abraço