Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

tiro ao alvo

"Nas críticas ao Governo do PS só se perdem aquelas que caem no chão"
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP - 2011-05-10

“Dado que esta matéria roça, em alguns aspectos, o terrorismo político..."
Passos Coelho, líder do PSD, acusando o primeiro-ministro - 2011-05-10

9 comentários:

João Silva disse...

Caro anónimo, não publiquei o seu comentário por ser muito extenso – 36 linhas em formato A4, é obra. Até para um post é excessivo quanto mais para um comentário. Além disso, apesar de ser político, não era sobre o tema do post.

Concordo plenamente com o seu desabafo, na verdade todos a mamam à conta de quem trabalha… mas mesmo todos, sem clubites… nada como um VOTO BRANCO, não está de acordo?

Terei todo o prazer em publicar os seus comentários… mais curtos e de preferência, não obrigatória, sobre o tema do post.

Anónimo disse...

Não estou nadinha de acordo com o voto em branco.
Pragmaticamente falando, resolve 0.
No dia que a constituição for revista e o voto em branco tenha peso (nomeadamente por exemplo, uma medida que determinasse que se houvesse 1/3 de votos em branco, obrigaria a novas eleições e novos candidatos em todos os partidos, sem excepção), então aí acho que o apelo ao voto em branco vale algo.

Neste momento, lamento, mas votar em branco não resolve nadinha mesmo.

João Silva disse...

E votar nalgum partido resolve? Está à vista que não tem resolvido!
Vamos continuar nisto eternamente, ou seja, empréstimos atrás de empréstimos, para pagar os anteriores + juros… eis a Bola de Neve.

Enquanto se mantiver este esquema de desgoverno com “curiosos” a quererem ser governantes, nenhum partido “mama” o meu voto.

Como pago impostos, também quero participar, mas com VOTO BRANCO. De qualquer modo respeito a tua opinião.

Anónimo disse...

E também repeito a sua, naturalmente. :)

Mas não compreendo a opinião formada que tantos portugueses têm sobre partidos aos quais nunca deram uma oportunidade e que não me parecem apresentar um discurso incoerente e/ou radical extremista.

Eu também concordo que muito provavelmente (praí com 95% de certeza) que nenhum fará nada, seja quem fôr eleito.
Mas perdido por um...
É que voto em branco, é certeza de ficarmos na mesma, voto num partido que nunca governou é quase certeza, mas sempre é melhor que a alternativa.

Claro que há 3 partidos que nunca governaram que são fotocópias uns dos outros, fotocópias retrógadas essas que não tenho dúvidas que arruinariam o país ainda mais, dado o tal discurso incoerente e radical.
E não metendo a minha mão no fogo pela única alternativa que sobra, porque não sou nem tenciono ser militante de nenhum partido, apenas acho que pelo menos dar-lhes uma oportunidade não era pior que o que temos tido, tão somente isso.

João Silva disse...

Posso estar enganado, mas palpita-me que és um jovem, eu também sou, mas já com 60 anos. Quero dizer com isto que acompanhei os 37 anos de democracia e 23 de ditadura.

Na minha opinião a esses partidos que nunca lhes deram oportunidade a culpa é inteiramente deles. A mensagem deles já não passa, temos de ser realistas. E a tendência é para desaparecerem senão fizerem alterações profundas.

Estamos de acordo, que ganhe, quem ganhar, vamos continuar na mesma, ou seja, a viver de empréstimos, para pagar empréstimos + juros. É fácil fazer contas de merceeiro… ganhas 3, gastas 4… o que esperas? Quando fecharem a torneira, acaba-se tudo.

Tenho pena do que está acontecer nem tanto pelos meus dois 2 filhos, mas sim pelos meus 3 netos, que já têm uma dívida bem gorda para pagar.

Por tudo isto, voto mesmo branco, se continuasse a votar como o fiz desde 1974 a 2005, nada resolveria.

Muito aqui fica por dizer (escrever), porque não dá jeito explicar certas coisas assim, conversado seria diferente.

Vá, um abraço

Anónimo disse...

Lamento discordar do voto branco. Quer se queira ou não terão que ser sempre os partidos politicos a resolver os nossos problemas. Quanto à qualidade de todos eles é óbviamente discutível, mas muito se fez desde o 25 de Abril de 74. É evidente que nem tudo foi perfeito e que hoje estamos numa situação dificil, mas a fortíssima crise internacional existe mesmo e afectou muitos países. Veja por exemplo a maior economia do mundo (a americana) a tremer e a ruir por todo o lado. Como se resolve o problema ? Votando branco e deixando os outros decidir por nós ? Acreditar em movimentos de cidadãos ditos apartidários que mal podem vão encostar-se a um partido, enganando os seus eleitores (casos de Alegre e de Nobre) ? Por isso eu voto. E votei em todas as eleições desde 1974. Nunca me abstive ou votei em branco. O sistema pode não ser perfeito, mas é o menos mau (Churchil).Para si devo também ser um dos responsáveis pelo estado do país. Acho a sua atitude um pouco anarquista e pelo que tenho lido nos seus posts lamento dizê-lo mas acho-os tendenciosos. Se quer ser apartidário não bata sempre nos mesmos. Olhe que há muitos culpados ao longo destes anos todos e um deles está em Belém !
Cumprimentos

João Silva disse...

Não se trata de querer fugir a nada e muito menos de te menosprezar, mas vou parar com este pingue-pongue, porque não nos leva a lado nenhum, e já conhecemos a opinião um do outro, e daqui para a frente é só chover no molhado.

Apenas vou deixar aqui algumas considerações sobre o teu último comentário.

Eu sei que terão de ser os partidos políticos a resolverem os destinos do país, mas isso não obriga ninguém a votar em nenhuma força partidária, principalmente quando achamos que os seus responsáveis gozam de pouca ou nenhuma credibilidade e de alguma incompetência. Também não alinho em movimentos de pessoas nobres ou alegres. Certo que se fez algo de positivo depois do 25 de Abril de 1974, mas podia se ter feito muito mais, mas muito mais, se tivéssemos tido políticos competentes e sérios.

Sim, é verdade que a crise internacional complicou isto, só que nós já estávamos em crise, e agora muito pior. Mas, neste país, a crise é só para alguns. O problema não se vai resolver com o voto nestes políticos, que têm praticado esta política de empréstimos, mais empréstimos… e não passam disto. Nunca iremos pagar aquilo que devemos, não por sermos caloteiros, mas por incapacidade do país. Só temos uma hipótese, é o perdão da dívida. Daqui a uns anos veremos.

Não, nunca me passou pela cabeça responsabilizar-te pelo estado do país, os que eu responsabilizo andam por aí bem à vista dos portugueses e não têm vergonha nenhuma.

Anarquista!? Essa não! Pelo contrário… quero um governo sério e democrático, e uma autoridade responsável que dê segurança aos portugueses. Podes perguntar-me: então porque votas branco? Já respondi várias vezes que esta gente para mim perdeu toda a credibilidade, nem todos pela mesma razão.

Na política não tenho clube, nunca andei com bandeirinhas nem em excursões, por isso considero-me apartidário. Não tens que te lamentar em dizer que os meus posts são tendenciosos. É verdade que são, eu sei! Mas não são em favor nem contra nenhum partido, são simplesmente contra o governo e o seu responsável. Temos um primeiro-ministro que mente descaradamente, diz de manhã e desdiz à tarde, ou seja, ele próprio dá azo para tanta critica e por vezes chacota e rizada… por isso lhe estou sempre a bater. Eu sei que esse que está em Belém também é culpado, mas não é de agora, foi antes, agora é um simples “verbo encher”, é mais um tacho que temos de pagar.

Recordando – a ladroagem no BPN, o descalabro do BPP, Casa Pia, Freepoort, sustento dos boys e afins, obras e as respectivas comissões para os partidos, promiscuidade políticos/empresas, etc. tudo isto é possível com os políticos que temos… por isso VOTO BRANCO

Por mim, conforme disse, ponho aqui um ponto final nesta troca de ideias, continuaria com muito prazer se o pudéssemos fazer verbalmente, agora a teclar torna-se incómodo e fica muito por transmitir.

Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Muito bem. Gostei da resposta embora discorde do voto em branco. Mas vivemos num país livre e cada um se expressa como acha melhor.
Desejo-lhe também um bom fim-de-semana e daqui lhe envio um cumprimento especial.
Continuarei sempre a visitar o seu blogue (e não só pela Liga Record).
Um abraço, se me permite (embora não o conheça pessoalmente).

João Silva disse...

Ok, tudo bem.