Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Vidigueira BUNKERS

uma insólita descoberta: um bunker na herdade de Oliveira e Costa na Vidigueira
Com cerca de 100 metros quadrados e preparado para integrar um ultramoderno sistema de segurança e vigilância, este bunker, que o SOL descobriu, não chegou a ser terminado.

Todos os dias surgem surpresas desta gente dos milhões. Esta é completamente ridícula, e apesar de ser um assunto bastante sério, só me dá para rir.

Quando imagino um “Bunkers” no Alentejo, penso o seu exterior como a verdadeira pequena fortaleza que se usou na Segunda Guerra Mundial, quanto mais não seja para protecção de uns ataques de caracóis. Agora o seu interior, só mesmo para uma adega, para conservar um bom "tintol".

........................Exterior.......................................................................................................................................................................................................................................Interior

14 comentários:

Anónimo disse...

João, e aí ao lado é a segurança do dito bunker ? se sim está tudo explicado e não vejo razão para rir quanto ao dito eheheheheheh Bela garrafeira Alentejana ! Abraço

Anónimo disse...

já ia um copo... se ia!

Anónimo disse...

O Benfica tem proibido o acesso de jornalistas da Agência Lusa aos jogos oficiais disputados no Estádio da Luz.

O problema não é meu. Por isso acho que estou em boa posição para o comentar.

E comentar um tema destes é simples. O comportamento do Benfica é vergonhoso, não passa de uma cópia reles de atitudes idênticas de outros clubes, antecipa o que será o futuro em outros estádios e, finalmente, é indigno da história democrática do Benfica.

Dito isto, vale a pena analisar o ponto de partida para o texto.

A Lusa escreveu a 14 de Novembro uma notícia sobre os salários dos administradores da SAD benfiquista (pode lê-la no link relacionado). A Agência resolveu titular «Futebol: Benfica - Administradores da SAD receberam 180.000 euros de prémio apesar do quarto lugar na Liga».

O Benfica contesta o título por entender que os prémios não estão indexados ao comportamento desportivo, como em outros clubes, mas sim ao rendimento financeiro. Depois parte daqui para uma posição de força e para acusações que recuso repetir. Quem quiser que as procure, estão online.

Saber quem tem razão na questão específica do título e do texto também não me motiva. O que eu achar sobre o tema em nada alterará o estado da coisa.

Interessante, do meu ponto de vista, é discutir o essencial: será legítimo que os administradores de uma sociedade desportiva tenham prémios indexados ao rendimento e não aos resultados desportivos? E esta pergunta nada tem a ver com o Benfica, é uma reflexão teórica (quer dizer, se quiserem proibir-me de entrar na Luz estejam à vontade).

1. Acho que este tipo de prémios são legítimos, sim. Uma SAD deve gerar lucro e é justo que os administradores recebam uma parte do valor que ajudaram a criar, de acordo com o estabelecido entre a administração e os accionistas.
2. A dúvida pode começar a instalar-se quando esticamos este raciocínio a jogadores e treinadores. Como altos quadros da sociedade, o seu trabalho é essencial para atingir resultados financeiros positivos. Ou seja, se houver lucros também devem receber prémios.
3. Na prática, isto significa que se uma sociedade (vamos dizer que um dos grandes) for quinta na classificação mas acabar o ano com lucros, isto deve originar um prémio para administradores, treinadores e jogadores.
4. Pessoalmente, não vejo nisto grande problema. Se uma sociedade desportiva não tiver saúde financeira dificilmente estará em condições para alcançar resultados desportivos, o seu fim último.
5. Pergunta: mas fará isto sentido para os adeptos? Para eles os objectivos desportivos são sempre mais importantes do que as contas e parecerá excessivo que alguém receba prémio depois de falhar de forma tão óbvia o que se propõe fazer no início da época.

Como se sabe, hoje em dia adeptos e accionistas só coincidem numa parte pouco significativa. O que, em meu entender, deve levar as sociedades a encarar com cuidado a política de prémios a administradores, treinadores e jogadores. Para que possa fazer sentido aos olhos de quem ama o clube. Com lucro ou prejuízo, sol ou chuva.

Voltando ao início, só para ter a certeza que fica clara a minha posição sobre a coisa: ao discriminar jornalistas a SAD do Benfica está a impedir o livre acesso à informação. Ao fazê-lo imita o comportamento de outros clubes e prejudica gravemente a imagem democrática construída ao longo de décadas. Acresce que ao fazê-lo está a impedir a Lusa de cumprir a prestação de serviços a dezenas de órgãos de informação.

Resumindo ainda mais: o comportamento do Benfica é ridículo.

Anónimo disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=1020600

Anónimo disse...

Os administradores da SAD do Benfica receberam 180 mil euros de prémios relativos à última época, quando o clube terminou a Liga em quarto lugar. Essas verbas estão inscritas no Relatório e Contas como remuneração variável aos «titulares do órgão de administração» e, segundo explica à Lusa João Gabriel, director de comunicação do Benfica, «não estão indexadas aos resultados desportivos, mas à geração de receitas operacionais da sociedade».

A Lusa fez o levantamento dos prémios atribuídos aos administradores das SAD dos três «grandes». A verba mais avultada, que já era conhecida, foi paga pelo F.C. Porto, com os administradores do grupo a receberem, segundo o Relatório e Contas, mais de 697.000 euros, no ano em que o clube se sagrou tricampeão nacional.

O Sporting tem no Relatório e Contas uma verba de 120.000 euros como provisão para remuneração variável dos administradores executivos, na época em que terminou em segundo lugar na Liga e ganhou a Taça de Portugal.

Os prémios pagos aos órgãos de administração das sociedades desportivas dos três «grandes» são fixados por comissões. A Comissão de Retribuições do Benfica, o único que não faz depender o sucesso desportivo do pagamento da retribuição variável, é constituída por três accionistas: Benfica clube, Benfica SGPS e Fernando Manuel da Silva Costa Paganin Tavares. No caso do FC Porto, Alípio Dias, Fernando Freire de Sousa e Faria de Almeida integram a Comissão de Vencimentos, enquanto no caso do Sporting essa comissão é formada por Filipe Soares Franco, Agostinho Abade e Rogério Alves.

Anónimo disse...

Parece o muro das lamentações!

Eu, no lugar do respeitável proprietário deste blogue, eliminava estes comentários só por nada terem a ver com o assunto do post, que até está com bom humor.

Anónimo disse...

Qual o interesse desse palavreado todo sobre as "mamadeiras" do futebol.
Eles é que o ganham e este bem para aqui gastar tinta e papel.

Anónimo disse...

E quem tem paciência p ler isso tudo, se ainda dissesse alguma coisa com o post !!!

Anónimo disse...

Sao comentarios de odio e rancor contra os du uotro club tá visto.

depois acontece estas coisas
Quatro feridos antes do Trofense-Sp. Braga

Anónimo disse...

Ora, que realmete!!!

Na vez de se comentar o bom vinho alentejano e a boa fruta, virem para aqui, comentar quanto ganham os chulecos da bola.

Haja paciência!!!
Que falta de imaginação!!!

Anónimo disse...

Dois testamentos.
Ainda alguém tem pachorra para vir aqui escrever quanto ganham os homens do futebol.
Eu no lugar desse anónimo, preferia comprar uma cana de pesca.

V Dias

Anónimo disse...

isto de facto está cheio de cromos , mas eu já não coleciono , e dame um gozo danado a invenção do anonimato , vestido com um manto de cobardia e um chapeu cheio de estupidez , e os sapatos trocados com um aspecto um pouco mais riculo que uma bruxa , dessas dos desenhos animados, bem ao jeito do terceiro mundo ,mas mal por mal eu fico com o cromo , porque de facto o vinho da vidigueira , até é um forte complemento ao material concorrente , de alta qualidade , e em nada terceiro mundistas

Anónimo disse...

Foda-se!! Que raio de comentários são estes a um post tão interessante e tão bem conseguido?????

Anónimo disse...

No coments os tais comentários do experts... dassss!!!!